AGACHAMENTO NAS COSTAS E NA FRENTE QUAL A DIFERENÇA?

Postado em 05/07/2016
Compartilhar:
AGACHAMENTO NA FRENTE E NAS COSTAS QUAL A DIFERENÇA?

No CORE TRAININGRS existe três tipos de agachamentos básicos com barra. O agachamento de arranco (overhead squat) agachamento costas (back squat) e o agachamento frente (front squat) enquanto as diferenças do agachamento de arranco são bem claras, ainda existe uma confusão sobre a utilidade e os músculos primários trabalhados no agachamento frente e no agachamento com a barra nas costas


Centro de massa e posicionamento do tronco:

A origem da maioria das diferenças entre os dois levantamentos se dá pelo posicionamento da barra no corpo do atleta. Como o centro de massa do conjunto barra levantador necessita ficar sobre o ponto de apoio no meio do pé do levantador, no front squat o levantador necessita de uma postura mais ereta, já que a barra se encontra a frente do seu corpo.

Relação entre o centro de massa do conjunto barra levantador e a posição do tronco no agachamento costas e agachamento frente.

Ativação muscular:

Com o tronco do levantador mais ereto o angulo de flexão do quadril é consideravelmente menor no agachamento frente, o que ocasiona uma maior transferência de carga para o quadríceps em relação ao agachamento costas que tem uma predominância dos músculos da cadeia posterior como glúteos e bíceps femural.
Ainda no agachamento frente, o tronco perpendicular ao solo faz com que seja necessário uma maior ativação dos músculos abdominais, já que os eretores da coluna não tem uma alavanca de atuação tão vantajosa como no agachamento costas.


Qual o melhor?

Não existe uma resposta simples para essa pergunta, a primeira consideração para os atletas que tem dúvidas sobre que movimento executar é avaliar as necessidades específicas de seu esporte. Fica claro que um powerlifter que tem como principal meta agachar com a maior quantidade de peso possível com uma barra em suas costas, deve focar a maior parte do seu treino no agachamento costas, enquanto um crossfitter, que realiza cleans, thrusters, wall balls e uma série de outros movimentos com implementos a frente do seu corpo necessita priorizar o front squat. Isso serve para qualquer esporte, mesmo aqueles que não tem uma correlação tão óbvia como corrida onde há uma grande ênfase na cadeia posteior.

Além disso, independente do esporte é necessário que o atleta e seu técnico façam uma avaliação individual sobre suas necessidades. Um indivíduo que já tenha uma enorme dominância de quadríceps colocado em um regime de agachamentos frontais é uma receita para o desastre, assim como atletas que sofrem de dores nas costas podem ganhar muito ao reduzirem a carga nos eretores da coluna ao substituírem parte de seus back squats por front squats.

Curta nossa Fan Page no Facebook para continuar acompanhando nossas postagens: