EXERCÍCIOS GINÁSTICOS ESSENCIAIS.(CROSSFIT).

Postado em 08/09/2016
Compartilhar:
Qual exercício ginástico que é essencial para auxiliar outros exercícios?
EXERCÍCIOS GINÁSTICOS ESSENCIAIS

Ao perguntar a quem prática treino físico funcional ou crossfiter, quais movimentos ginásticos ele deve fazer em seu treino certamente ele vai falar, handstand, muscle -up, pistols, pull-ups e push ups, mas serão poucos que vão lembrar de 2 movimentos fundamentais na lista: canoinha e superman.

A canoinha ou hollow body position é a principal postura da ginástica, nela o atleta permanece esticado, neutralizando a curva natural da coluna através do fechamento da caixa torácica e a contração do abdômen e glúteos.

Utilidade:

A canoinha tem duas funções, a primeira delas é alinhar os ossos do corpo da melhor forma, isso permite que os exercícios em handstand se tornem mais fáceis, eliminando o trabalho dos musculos da região da lombar para manter a curvatura normal da coluna em uma posição de desvantagem mecânica.

A principal função da canoinha, no entanto, é criar tensão. Ao se tentar levantar um sandbag e uma barra com o mesmo peso é fácil perceber que o objeto rígido é mais fácil de ser levantado do que um objeto sem forma definida, isso também vale para o corpo humano. Puxar e empurrar com os braços se torna exponencialmente mais difícil se o abdômen não estiver rígido o suficiente para transferir o movimento para as pernas, isso também serve para giros e outros movimentos balísticos, nos quais manter o momento do exercício se torna fundamental para sua execução. É para suprir essa necessidade de integrar o corpo que a canoinha é utilizada.

Como fazer:



Existem diversas formas de se praticar a canoinha, desde as posições estáticas, até movimentos balísticos, mas a forma mais simples de se começar a praticar essa postura é iniciar deitado de costas no chão, na posição grupada e estender o corpo gradualmente conforme vai se ganhando consistência nas posições de menor alavanca.

Superman:

O superman ou arch body position oferece a mesma tensão da canoinha mas em uma posição onde a extensão da coluna é exagerada, fazendo com que o corpo se assemelhe a um arco.

Essa postura é o complemento perfeito a canoinha pois ao se estender o corpo e em seguida flexiona-lo de forma explosiva o atleta dá origem ao kip, possibilitando que ele execute uma série de movimentos através do momento gerado per esse movimento e não pela força de seus ombros e braços.


Conclusão:

Dessa forma a canoinha e o superman tem uma dupla função, assegurar que a força de uma extremidade do corpo possa ser transmitida a outra ponta, assim como permitir que mais energia seja gerada pela região do core para auxiliar nos movimentos liderados pelos ombros.

Essas características fazem essas posições serem fundamentais para qualquer crossfitter que queira desenvolver movimentos ginásticos mais complexos, assim como melhorar sua energia nos exercícios mais simples.

Coach: Cristiano Riffel